#AmazôniaNossoÉden: Recursos para se manifestar no Dia da Amazônia

Neste domingo, dia 05/09, será comemorado o Dia da Amazônia!

Por isso, queremos mobilizar lideranças, pastores/as, comunidades, organizações e pessoas evangélicas a se posicionarem a favor da conservação deste bioma tão importante e essencial para grande parte dos povos originários, mas também para a proteção do clima e do meio ambiente.

A situação em que hoje se encontra a maior floresta tropical do mundo é alarmante. Os índices de desmatamento chegaram a pontos irreversíveis graças à iniquidade perpetuada por grandes fazendeiros, por posseiros ilegais – conhecidos como grileiros – e por garimpeiros que poluem rios e devastam a vida e a Criação de Deus.

Precisamos, enquanto Povo de Deus, nos unir. Precisamos que a Compaixão de Cristo envolva nossas ações daqui para frente. É preciso, mais do que achar respostas, lutar por soluções que diminuam o sofrimento dos nossos irmãos e irmãs indígenas, assim como das demais populações amazônicas.

Por isso, fazemos um chamado que conclame: #AmazôniaNossoEden! 

“Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam (…) Não podeis servir a Deus e às riquezas” Mateus 6:19, 24b 

Queremos que nossos irmãos e irmãs de fé, neste domingo, em casa ou no culto, orem pela conservação do nosso Éden, a Amazônia. Que não nos esqueçamos da importância de lutarmos pela conservação da Amazônia, dos nossos povos originários, dos nossos irmãos e irmãs nos nove estados da região, mas também de todos os outros seres que lá habitam! Isso porque sem Amazônia, não há futuro possível para nossos filhos e filhas, para os que virão e, nem mesmo, para os que agora coabitam em existência.

Infelizmente, grande parte da devastação da Amazônia é resultado de alianças feitas entre a Bancada Ruralista e a Frente Parlamentar Evangélica que se unem por interesses próprios, de riqueza e ganância, e se esquecem de sua missão para com os pequeninos e pequeninas de Deus.

Reunimos, aqui, ferramentas para convocar a sua comunidade de fé, pressionando agora para que a Bancada Evangélica se volte a Deus e não esqueça do seu compromisso para com o Evangelho de Jesus. O Éden destruído é consequência do pecado, só podemos sentir a presença de Deus ao proteger aquilo que Ele criou em sua plenitude e amor.

  • Como usar estes recursos?

Este documento serve para ajudar você a encontrar as mensagens que mais se adequam aos seus canais e aos seus públicos, ou ainda para te inspirar a criar suas próprias mensagens a partir da hashtag #AmazôniaNossoEden, ao pedir para a Frente Parlamentar Evangélica e seus 203 integrantes deixem de lado a ganância e escutem seu povo: é preciso conservar a Amazônia e garantir nosso futuro! É preciso proteger a Criação de Deus, o nosso Éden! Chega de interesses individuais e espúrios, somos uma só comunidade, uma só voz em nome de Jesus.

  • Qual é a mensagem principal?

Neste momento, nossa mensagem é a mensagem da emergência!

Ainda há muito a ser feito, mas a conservação das nossas florestas é parte fundamental do nosso presente e do nosso futuro. Nada podemos fazer sobre o passado, mas enquanto pudermos, não podemos nos calar diante da devastação do presente!

“Viu, sentiu compaixão e cuidou” (Lc, 10, 33-34) é o testemunho que Jesus nos ensina na parábola do Bom Samaritano. Estamos vendo o sofrimento dos povos originários na luta contra o Marco Temporal, enquanto o Congresso tenta passar Projetos de Lei que irão colocar em risco o futuro da Amazônia, de toda Criação que lá existe, além da que poderá existir. Está colocando em risco as chuvas que chegam nas cidades graças à floresta de pé, em risco a pureza de seus rios que não apenas fornecem alimento, mas também que são as veias que irrigam plantações e que batizam nossa fé. Vamos nos unir contra a devastação?

Como ajudar?

Aqui vai uma sugestão de legenda para Redes Sociais:

Hoje se comemora o Dia da Amazônia! Essa floresta tão exuberante que mostra a  beleza que é a criação de Deus.

A Amazônia, nosso Éden, vem sofrendo inúmeros ataques que são resultado, apenas, da ganância do Homem sobre o mundo. Não podemos continuar calados diante do pecado.  É inaceitável que grileiros, garimpeiros e políticos dispostos a tudo pelo poder, continuem saqueando nossas árvores, nossos rios, depredando a vida e, portanto, insultando a santidade criadora de Deus.

Chamo você, meu irmão e minha irmã de fé, a se unir comigo: compartilhe essa mensagem ou uma oração com a hashtag #AmazôniaNossoÉden e diga BASTA! para a destruição pela ganância.

Sem a Amazônia, não temos presente e muito menos futuro! Não podemos esquecer de Mateus 6:19, 24b  “Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam… Não podeis servir a Deus e às riquezas”.

Sem Amazônia acabará nossa água, nossos rios, nossa chuva! Sem chuva há seca, e com seca há falta de energia, sem energia nosso país para! Podemos nos desenvolver sem colocar em risco o futuro de nossos pequeninos e pequeninas! Que Deus nos ajude, mas que não esqueçamos de ser profetas, não nos calemos e cobremos os responsáveis!

#AmazôniaNossoÉden #AmazôniaÉAgora #AmazôniaCriaçãoDeDeus

 

 

Comments

comments

Join the campaign

Add your name to get email updates and be part of the campaign!